Translate

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Pico do Papagaio

O Pico do Papagaio está à 987 metros.
Além de banhos de cachoeira, passeios de bicicleta e piqueniques você ainda tem a opção de mais uma trilha moderada, o Pico do Papagaio. Ele está a 987 metros e é o segundo ponto mais alto do parque. Originalmente essa pedra pontuda era chamada de Pedra Dente ou Dente dos Espíritos, este era um lugar onde os índios tupinambás não frequentavam por acreditarem que dali maus fluidos eram espalhados. Escolha um dia te tempo limpo para que de lá do alto seja possível ver sutilmente a silhueta da Serra dos Órgãos (serra entre Petrópolis e Teresópolis) atrás da Baia da Guanabara. A caminhada é de uma hora e meia aproximadamente e a parte mais complicada é próximo à pedra. Mas uma vez, se você não tem costume é bom fazer a trilha com o guia. Esse também é um passeio oferecido por agências de turismo.

terça-feira, 4 de junho de 2013

ESPECIAL Parque Nacional da Floresta da Tijuca: Uma Floresta em área urbana

Pico da Tijuca

Parque Nacional da Floresta da Tijuca

Entrada do Parque Nacional da Floresta da Tijuca
Você já ouviu falar de lugares no Rio de janeiro como vista chinesa, mesa do imperador, pedra da gávea? Não? E o Corcovado? Do cristo sim. Acertei? Todos esses lugares ficam dentro do Parque nacional da Floresta da Tijuca. Ele cobre cerca de 3,5 % da área do município do Rio de Janeiro e o seu tamanho é de  3.958,47 hectares inteiramente dentro da cidade maravilhosa. O parque está localizado na porção central do município e não contém um território contínuo, estando misturado à área urbana da cidade. Apesar de ser o menor parque nacional do Brasil, é o mais visitado do país, com cerca de 2 milhões de visitantes por ano. O parque funciona diariamente das 8h às 17h, e até às 18h no verão. Suas muitas estradas permitem visitá-lo a pé e de bicicleta, para aqueles que preferem uma forma alternativa e estão com bastante tempo e de, carro, moto e ônibus para os que escolhem uma opção mais rápida. Com diversos roteiros, você pode escolher o seu, ou, se você vier ao Rio de janeiro com muito tempo conheça o parque inteiro, com pouco tempo conheça uma partezinha dele que já vale muito à pena.

Pico da Tijuca

Pico da Tijuca, ponto mais alto do parque.
 O ponto mais alto do parque está situado à 1.022 metros acima do nível do mar e é chamado de Pico da Tijuca.  Reserve um dia par fazer com tranqüilidade uma trilha de 1 hora e meia, aproximadamente. O percurso é bem sinalizado. Se você já tiver experiência com trilhas essa é regular, mas, se não, contrate um guia e vá com segurança. Muitas operadoras de turismo oferecem esse passeio por um custo não muito alto.  Prepare-se na ida, pois, no início é até tranqüilo, mas depois, é tudo subida. Para chegar lá basta pegar a estrada para o Alto da Boa Vista, seja saindo da Tijuca ou da Barra (a via funciona em mão dupla), e procurar a Praça Afonso Vizeu. Ali está um dos acessos ao parque mais perto para chegar à entrada do parque. É possível seguir em automóvel até a base da trilha, no Bom Retiro, o final de uma estradinha dentro da Floresta. Optando por caminhar desde a praça, soma-se quase uma hora até o início da trilha.  O passeio é em mata fechada. Encontrar com borboletas, ouvir o canto dos pássaros, assistir micos pulando de galho em galho, lagartos fugindo com medo do nosso barulho enquanto caminhamos, e ainda uma variedade de insetos e teias de aranha são a emoção de um belo caminhar. Por ser dentro da mata, a trilha é bem protegida do sol. Somente na subida da rocha onde forma o pico é onde há pouca sombra e o terreno fica bem mais inclinado. A vista do alto é incrível e gratificante. Aproveite o caminho. A mata é muito diversa. Lembre-se, você estará dentro de uma Floresta, sinta a paz do lugar. Lá no alto, faça um lanchinho e relaxe, descer vai ser muito fácil.

Divirta-se
Maíra Freitas